FDA proíbe uso de luvas contendo pó (talco) nos EUA

imagectasmall-powderedgloveprotexishand

O FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos aprovou uma regra que proíbe o uso de luvas cirurgícas usadas em diversos procedimentos nos serviços de saúde contendo pó (talco) pois representam perigos para a saúde humana.

As luvas cirurgícas desempenham um papel significativo na proteção dos doentes e prestadores de cuidados de saúde, as luvas com pó são muito perigosas para uma variedade de razões associados a muitos eventos adversos potencialmente graves, incluindo inflamação grave das vias aéreas, reações de hipersensibilidade, reações alérgicas (incluindo asma), inflamação e danos pulmonares, granulomas e aderências peritoneais.

De acordo com a agência, existem alternativas às luvas  disponíveis que fornecem a proteção, a destreza, e o desempenho similares mas sem nenhuns dos riscos associados com luvas pulverizadas. “Assim, uma transição para alternativas no mercado não deve resultar em qualquer prejuízo para a saúde pública.

Espera-se que a proibição de luvas com pó não imponha custos à sociedade, mas espera-se que reduza o número de eventos adversos associados ao uso destas. Esta regra entrará em vigor em 18 de janeiro de 2017.

OBS: A ANVISA ainda não se pronunciou sobre aplicar, ou não, tais medidas para o Brasil.

Fonte: FDA -Food and Drug Administration

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s